segunda-feira, 4 de maio de 2009

polipílula


Abril trouxe os primeiros resultados de grandes grupos de pacientes usando a polipílula : um só comprimido, contendo dose pequena, mas útil, de aspirina + medicamento para baixar o colesterol + para baixar a pressão.Isto tudo em uma forma genérica e de baixíssimo custo.

Os céticos diziam que : 
1 - haveria 5 vezes mais efeitos colaterais;
2 - algumas pessoas estariam tomando remédios que não precisavam e outras em doses mais baixas do que deveriam,etc.

Eles estavam errados : A POLIPÍLULA mostrou que era efetiva e sem efeito colateral adicional. Diminuiu o risco de ataques cardíacos e derrames pela metade.

O custo é 35 reais por mês, mas pode ser reduzido.

Isto foi o resultado de um estudo feito na Índia e apresentado no Congresso de Cardiologia na Flórida, e publicado no Lancet (uma das mais conceituadas revistas médicas ).

A polipílula tem pequenas doses de atenolol + ramipril + diurético tiazídico + uma sinvastatina + AAS infantil. A formulação é complexa, pois deve liberar cada um dos 5 medicamentos de uma forma diferente.

O estudo envolveu 2000 pessoas em 50 centros médicos, com idade média de 54 anos e pelo menos um fator de risco cardíaco: pressão alta, colesterol alto, obesidade, diabetes ou tabagismo.

400 pacientes tomaram a polipílula.Os outros ficaram em 8 grupos controles e tomaram os medicamentos individuais. O tratamento durou 12 semanas. Houve diminuição de 62% nos ataques do coração e 42% no de derrames.

É provável que nos proximos 5 anos já tenhamos uma posição final sobre este assunto, que vem sendo debatido há 15 anos.