quinta-feira, 28 de maio de 2009

Congo


HBO passou um documentário da diretora LISA F. JACKSON, que ganhou prêmio especial do juri no Festival de Sundance em 2008.
O GRANDE SILÊNCIO : ESTUPRO NO CONGO.
Vítima do mesmo crime em Nova Iorque, décadas atrás, por agressores que nunca foram identificados, a diretora vai em busca da dor das mulheres congolesas, especialmente na fronteira com Ruanda, ocupada por exércitos hutus, tutsis, congoleses,etc.
São 80 minutos de histórias assombrosas de violência, mesmo para quem mora em Pernambuco, feito eu.
Mostra também os agressores, animalizados por uma cultura que diz que soldados enfronhados na selva só conseguirão libertar o país se dominarem pelas armas e pelo estupro !!!
Nada inteligível, mas necessário saber dos males que o maior flagelo do mundo causa na humanidade. 

Prá mim não existem 2 flagelos corrigíveis na humanidade, só 1 : A IGNORÂNCIA. 

Não haveria corrupção em Brasília, por exemplo, se não existisse a nossa insensatez em colocar os políticos que lá estão. 99% dos problemas da humanidade estão resolvidos quando se acaba com a ignorância cultural, social e política. Nos 1% ficam os terremotos, colisões de asteróides e temores semelhantes, que ocupam as capas das nossas revistas semanais quando falta assunto.

P.S.: 1 -Vou gravar este documentário na primeira oportunidade e emprestar para quem quiser assistir. Totalmente recomendado.
2 - A anunciada primeira minisérie deste blog, sobre o massacre de Ruanda (vizinha do Congo) ainda está de pé. Estou reunindo forças. Cada vez que tento começar, desabo com o peso de tanta crueldade e indiferença de todos os lados desta tenebrosa história da humanidade, e fico sem saber como resumir para as poucas linhas de um blog. Mas sairá antes do fim do ano.