segunda-feira, 18 de maio de 2009

” QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO ? ”
Desde o início do ano, quando foram escolhidos os indicados ao Oscar, que fiquei com boa ansiedade para ver este filme.
A distribuição foi caótica.
Quase todos os vencedores já estão em locadoras, blu rays,etc, e ele só está na pirataria, que foi de onde assisti, de uma cópia baixada da internet.
A qualidade da imagem era muito boa para a tela de 9 polegadas onde vi.
O filme que ganhou Oscar de melhor filme e outros prêmios foi uma grande decepção. Desde o início achei que seria impossível tirar alguma coisa excelente de um enredo tão pífio (morador da ultramiserável Mumbai, Índia, participa de concurso de perguntas que eletriza o país e acerta todas as respostas ).

O filme vale ser visto 1 vez.
1 - A parte técnica beira à perfeição. Montagem moderna, cores hyper e ângulos esquisitos. Uma “Cidade de Deus“ atualizada... e cansada. A montagem do filme brasileiro era revolucionária, mas a estética logo se mostrou cansativa. Ninguém aguenta ver um galo correndo no meio da rua daquela maneira, muitas vezes.
2 - Não entendi tantos prêmios às músicas e trilhas sonoras. A Índia tem músicos de qualidade e não é o que se ouve no filme. Tudo parece uma imitação regional de Hollywood.
3 - A miséria é avassaladora. A Índia tem mais contradições e má distribuição de renda do que o Brasil. É necessário tato e sentimento artístico para mostrar isto sem causar náuseas e mal estar. O filme não consegue isto. Assisti o filmes em pedaços. O excesso de miséria, em vez de causar solidariedade no espectador, causa enjôos.
4 - Os atores mirins e adultos são excelentes.
5 - O que esperar do próximo Danny Boyle ? 
Nem imagino.