quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Acidentes de Trânsito, o matador de jovens


Acidentes de trânsito são maior causa de morte de jovens no mundo, diz OMS (Organização Mundial de Saúde).

Acidentes de trânsito causam 10% das mortes de jovens no mundo. A segunda causa é a violência (6,3%), seguida de suicídio (6%).O estudo, publicado pela revista médica The Lancet, afirma que a cada ano 2,6 milhões de pessoas morrem nessa faixa etária. 97% dessas mortes ocorrem em países de média ou baixa renda.

A maior parte das mortes entre jovens pode ser evitada ou tratada.

Os índices de mortalidade nos países de média e baixa renda são quatro vezes maiores do que os de países ricos.

Homens x mulheres

Morrem mais homens jovens do que mulheres, com exceção de regiões na África e no sudeste asiático, onde o alto número de mortes se dá por conta de complicações de gravidez e o parto.

Atualmente há 1,8 bilhões de jovens nesta faixa etária em todo o mundo, o equivalente a 30% da população mundial.


Recomendações

A OMS recomenda intervenções para promover a segurança, melhorar a saúde e evitar mortes entre os jovens: fiscalizar a velocidade de carros para evitar acidentes, e impor leis mais rígidas de limite de álcool para motoristas.

A OMS recomenda o uso de capacetes e cintos de segurança.

A saúde sexual e reprodutiva pode melhorar com educação sexual, acesso a preservativos e anticoncepcionais, acesso a práticas seguras de aborto permitidas por lei, acompanhamento pré-natal, testes de HIV e aconselhamento e tratamento para Aids.

Para diminuir suicídios, a OMS recomenda incentivos ao envolvimento positivo dos pais na vida dos filhos e acesso a treinamentos para lidar com problemas do dia-a-dia, além da redução do uso de álcool entre jovens e do acesso a objetos letais (inclusive armas de fogo, facas, pesticidas e sedativos).

O número de mortes por ferimentos e violência pode ser reduzido de forma significativa com a melhoria de acesso a cuidados dentro da própria comunidade e a tratamento médico de emergência.

Resumido para a linguagem de blog,

de artigo do site da BBC Brasil

EU: com a popularização das motos nas cidades do interior, é impressionante a quantidade de mortos e feridos com este tipo de veículo. Apesar da carteira e do capacete, os fins de semana regados à àlcool e desespero são sempre fontes de tragédias. Todas as medidas acima poderão diminuir as mortes, junto com uma consciência social de cada indivíduo, de que é um instrumento único na orquestra da humanidade, e tem deveres e direitos na sua estadia neste planeta Terra.