quarta-feira, 11 de novembro de 2009

OVO POCHÉ


24 de Março, 2008 por Vitor Hugo

Nunca tinha tentado isso em casa até que calhou de dar vontade de comer ovos no café da manhã no fim de semana. Técnica simples e fácil.

Panela não muito funda. Só um dedo de água, senão a gema afunda e a clara flutua durante o cozimento.

Frigideira é melhor, água, sal, vinagre e… ovo!

MODO: na frigideira coloque a água e deixe ferver (aparecerem as bolhas), acrescente o sal e o vinagre (3 colheres de sopa). Quebre o ovo numa tigela a parte, despeje com cuidado na água. A clara cozinha quase de imediato, ajude a reuni-lá com uma escumadeira. Caso os ovos não estejam frescos use a técnica do redemoinho: antes de juntar o ovo na água, agite-a em movimento circulares para formar o redemoinho e despeje o ovo no meio dele. Assim, evita que a clara se espalhe.

- O líquido do cozimento pode ser água ou caldo de legumes ou de carne e até vinho! Paul Bocuse tem um prato onde usa vinho Beaujolais.

EU : Uma boa opção às 3 formas mais conhecidas de preparar ovo, no café da manhã.

1 - ovo à la coque. Ovo apenas esquentado. Coloca sal e mexe na hora de comer. Opção totalmente desaconselhável pois quase 100% dos ovos à venda, de granja ou capoeira, são contaminados com Salmonela. Candidato certo â diarréia, vômitos e febre.

2 - ovo frito. Não para uso diário. Pega muito gordura.

3 - ovo cozinhado. Como fica com gosto de NADA, as pessoas banham em sal e comem mais de 1 de cada vez, estragando esta ótima fonte de proteína.

matéria adaptada de artigo da internet.
Perdi a fonte, mas o autor está no início do artigo.