Nunca tinha tentado isso em casa até que calhou de dar vontade de comer ovos no café da manhã no fim de semana. Técnica simples e fácil.
Panela não muito funda. Só um dedo de água, senão a gema afunda e a clara flutua durante o cozimento.
Frigideira é melhor, água, sal, vinagre e… ovo!
MODO: na frigideira coloque a água e deixe ferver (aparecerem as bolhas), acrescente o sal e o vinagre (3 colheres de sopa). Quebre o ovo numa tigela a parte, despeje com cuidado na água. A clara cozinha quase de imediato, ajude a reuni-lá com uma escumadeira. Caso os ovos não estejam frescos use a técnica do redemoinho: antes de juntar o ovo na água, agite-a em movimento circulares para formar o redemoinho e despeje o ovo no meio dele. Assim, evita que a clara se espalhe.
- O líquido do cozimento pode ser água ou caldo de legumes ou de carne e até vinho! Paul Bocuse tem um prato onde usa vinho Beaujolais.
EU : Uma boa opção às 3 formas mais conhecidas de preparar ovo, no café da manhã.
1 - ovo à la coque. Ovo apenas esquentado. Coloca sal e mexe na hora de comer. Opção totalmente desaconselhável pois quase 100% dos ovos à venda, de granja ou capoeira, são contaminados com Salmonela. Candidato certo â diarréia, vômitos e febre.
2 - ovo frito. Não para uso diário. Pega muito gordura.
3 - ovo cozinhado. Como fica com gosto de NADA, as pessoas banham em sal e comem mais de 1 de cada vez, estragando esta ótima fonte de proteína.
matéria adaptada de artigo da internet.
Perdi a fonte, mas o autor está no início do artigo.