quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AFEGANISTÃO

GAROTA AFEGÃ,
foto de Steve McCurry, da National Geographic, e uma das mais divulgadas da história.

A ONU divulgou 2 dias atrás notícias dolorosas. O Afeganistão continua a ser um dos piores países do mundo, especialmente para crianças. Metade da população do país tem menos de 15 anos. Metade das meninas de até 15 anos estão casadas, comumente à força, em matrimônios arranjados pela família para diminuir a miséria. 1 de cada 4 crianças morre antes dos 5 anos, dando uma estarrecedora mortalidade infantil de 240 por mil. Continua a produzir 90% do ópio e heroína do mundo.

São 8 anos desde que o Ocidente entrou no país, derrubando o governo Talibã, acusado de apoiar Bin Laden e Al Qaeda, e outros grupos terroristas. A boa intenção era erguer ali uma democracia, onde as outras ditaduras da região se espelhassem e mudassem.

De lá para cá não conseguimos dizer a que viemos. O governo, apoiado pelo Ocidente, foi eleito pela Transparência Internacional como o segundo mais corrupto do mundo.
Calma, calma, não foi o Brasil o campeão. Graças a Deus, este posto pertence à Somália. Estamos muito bem colocados, mas não chegamos a ser os campeões.

É uma pena que não tenhamos o Afeganistão como vitrine para os países vizinhos. Tudo continua pior do que era antes e nós derramamos BILHÕES DE DÓLARES, nestes 8 anos. A maior parte do dinheiro, o que é a minha desolação, EM BOMBAS e manobras militares.

Teria sido melhor ter derramado o dinheiro vivo, em cédulas de dólar, para o povo suprir sua fome, sua miséria e o Talibã morreria de velho e inútil.