segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mitos Médicos


por Marcos Guterman.

Dois médicos, Rachel Vreeman e Aaron Carroll, publicaram no British Medical Journal a série Mitos Médicos, com o objetivo de “buscar a verdade científica”, aplicando-a à “sabedoria convencional”.

Exemplos:

1) Açúcar causa hiperatividade em crianças

O açúcar não pode ser responsabilizado pela perda de controle dos pais sobre os filhos”. Nenhum estudo mostrou qualquer papel do açúcar nos distúrbios comportamentais.

2) Há mais suicídios nos feriados

“Feriados podem fazer surgir o pior de nós”, mas isso não é o suficiente para fazer ninguém se matar. As estatísticas mostram que há mais suicídios em meses mais quentes, do que no inverno.

3) Manter a cabeça desprotegida faz o corpo perder calor

Basta a temperatura cair e o uso do gorro ou do chapéu se multiplica. Qualquer parte descoberta do corpo perde calor de maneira proporcional. Se estiver frio deve-se proteger o corpo inteiro.

4) Comer à noite engorda mais

A comilança das festas de fim de ano deixa muita gente com peso na consciência. Diz a lenda que, para evitar ganho de peso, é preciso comer menos à noite. Mas isso não faz diferença. As pessoas ganham peso porque consomem mais calorias do que queimam.

5) É possível curar ressaca

A ressaca é causada pelo consumo excessivo de álcool. O modo mais efetivo de evitar a ressaca é consumir álcool com moderação, ou nem consumi-lo. Sendo assim, não há receita para curar ressaca.

6) Deve-se beber ao menos oito copos de água por dia

Trata-se de um exagero. Pode-se atender à necessidade de líquidos por meio de uma típica dieta de consumo de sucos, leite e mesmo café. Beber água demais pode ser perigoso e até matar.

7) Usamos apenas 10% do nosso cérebro

É um mito antigo, “propagado por múltiplas fontes que defendem o poder da auto-ajuda e do desenvolvimento de habilidades latentes”. Pessoas usam muito mais do que 10% da capacidade cerebral. Nenhuma área do cérebro fica completamente silenciosa ou inativa.