sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Francheska Velez


Soldado Francheska Velez:

"Ela é o melhor que eu tenho. A luz de minha família."Juan Velez diz de sua única filha, falando com um intérprete, já que fala mal o inglês.

Francesca, 21 anos, de pais colombianos emigrados para os Estados Unidos, foi uma das 13 pessoas mortas e 30 feridas pelo Major Hasan, psiquiatra e descendente de palestinos, na maior base militar do mundo FORT HOOD, no Texas. Ela só deveria ter voltado do Iraque em dezembro, mas veio antes pois descobriu que estava grávida de 3 meses.

EU : acho muito boa a idéia do bom jornalismo americano de dar uma face às tragédias.

Nada me enojava mais durante as guerras do Kuwait do que a CNN descrevendo ad nauseam os ataques de "precisão cirúrgica" dos bombardeios.

Tentando enganar o mundo da realidade de que crianças, mulheres e pais de famílias pobres e honestos estavam mortos debaixo dos escombros.

Dá um rosto às tragédias, ajuda-nos a sentir melhor o que elas significam de doloroso para as vítimas.