terça-feira, 7 de abril de 2009

circuncisão

Publicada em 26/03/2009 às 12h06m

BBC Revista " New England Journal of Medicine " mostra trabalho que indica que a circuncisão diminui consideravelmente a possibilidade do homem contrair HPV e Herpes ( já se sabia que isto acontecia com HIV, que não foi o objetivo desta pesquisa )

A circuncisão reduziu o risco de herpes em 25% e diminuiu em um terço o risco de contrair o papilomavírus humano

A pesquisa dos cientistas em Uganda envolveu cerca de 3,5 mil homens e monitorou suas atividades sexuais durante um período de até dois anos.

"Todos os que cuidam da saúde de mulheres grávidas e bebês têm a responsabilidade de garantir que mães e pais saibam que a circuncisão poderá ajudar a proteger seus filhos das três doenças sexualmente transmissíveis mais comuns e mais graves, que atualmente não podem ser curadas", disse Wasserheit.

O câncer do colo do útero é a segunda causa mais comum de morte causada por câncer entre mulheres do mundo todo.

Ainda não se sabe a razão de o prepúcio - a pele ao redor do pênis que é removida na operação de circuncisão - aumentar o risco de infecção por vários vírus.

Mas, pesquisas sugeriram que a umidade no pênis torna o homem mais vulnerável a vírus como o HIV, criando pequenas feridas por onde o vírus pode entrar.

No entanto, Colm O'Mahony, especialista em saúde sexual do Hospital Countess of Chester Foundation Trust, em Chester, Grã-Bretanha, afirma que apresentar a circuncisão como uma solução envia a mensagem errada à população.

Keith Alcorn, do serviço de informações britânico sobre HIV NAM, também encara a circuncisão com ceticismo.

"Temos que ter cuidado para não pegar fatos de uma parte do mundo e aplicar sem análise crítica em outras partes. Circuncisão masculina terá pouco impacto no risco de infecção por HIV entre meninos nascidos na Grã-Bretanha, onde o risco que adquirir o vírus em relações heterossexuais é baixo."

"Meninas podem ser vacinadas contra o HPV e protegidas do câncer do colo do útero, e preservativos protegem contra herpes".

EU : O futuro dirá se vamos acrescentar a circuncisão na caderneta de vacinação dos meninos.

Também é útil para prevenir o Câncer de pênis, muito ligado à má higiene do prepúcio durante o banho. É doença de pobre mal orientado. Muito rara em judeus que fazem circuncisão como procedimento religioso.

A matéria foi resumida de um artigo do site da BBC, como está no logo do início.