terça-feira, 21 de abril de 2009

tira dentes = tira impostos

Tiradentes ...  é bom lembrar
algumas detalhes da causa dele, que há 217 anos foi esquartejado nas ruas do Rio de Janeiro, pela esperança de legar um Brasil melhor.
Muita coisa melhorou, claro, mas ainda resta um grande distância prá alcançarmos um país que ofereça liberdade, segurança, educação e saúde para todos os seus habitantes. O decreto condenou ele e a sua memória. Seus descendentes foram declarados infames. Os seus pedaços foram espalhados em diversos lugares de Vila Rica e sua casa foi destruída e salgada prá que não nascesse nem capim.
Como a história está cansada de mostrar : A BRUTALIDADE E O PODER NEM SEMPRE CONSEGUEM O QUE ALMEJAM. Tanto que hoje temos - orgulhosos - um feriado nacional em sua homenagem.

DETALHE que os livros brasileiros tentam escantear : a revolução mineira teve, além da liberdade, a questão de impostos. Os mandatários portugueses criaram um imposto chamado O QUINTO (20% da renda).
Isto foi considerado um absurdo na época. 
Foi o estopim do movimento revolucionário.
Depois disto os mandatários de Brasília já criaram O QUARTO ( 25%), O TERÇO (33,3%) e atualmente deve estar próximo DO MEIO (50% do PIB, da renda nacional, de imposto). Ainda pode somar as queixas do governo contra a sonegação de imposto da DASLU e de tantos mais. Se fosse seguir as regras do governo ( carroceiro, no meio da rua, vendeu um picolé ou pacote de pipoca, manda 27.5% pro Imposto de Renda e 10% para a Previdência, independentemente de estar tendo lucro ou prejuízo ) os impostos brasileiros já estariam batendo nos 90% do PIB.
O sonho de todo governo brasileiro é que alcance 100%. Prá que as pessoas terem dinheiro, se o paizão do Estado pode e sabe decidir melhor o que fazer com o tutú ?

PS : o termo Inconfidência foi inventado pelo governo português anos depois do ocorrido. Não deve ser usado por nós. A palavra inconfidente significa "sem confiança" . Exatamente o contrário da causa pela qual estes brasileiros deram a sua vida.

"Liberdade ainda que tarde".
Deveria ter um outro logo adicional :
MENOS IMPOSTOS, AINDA QUE TARDE.
( Ou então, melhor utilização dos impostos cobrados ).