terça-feira, 14 de abril de 2009

Quena


Gleidson Nascimento dos Santos, o Quena, 20 anos,  foi assassinado na semana passada em um tiroteio entre grupos rivais. Em dezembro de 2005, com apenas 16 anos, Quena tirou a vida de Antonio Carlos Escobar, em mais um dos muitos assaltos com morte praticados neste Estado violento. 

Escobar, foi assassinado pela bala disparada por Quena,  mas o verdadeiro assassino de Escobar foi o Estado, incapaz de nos dar a contrapartida dos altos impostos que pagamos para que administre segurança, saúde, escola, dentre outros deveres que lhe cabem. Se o Estado cumprisse seu papel, Quena não teria sido solto oito dias antes de ser morto, apesar de ter matado mais uma pessoa em Brasília Teimosa e de responder a 2 inquéritos no DHPP.

Quena estaria empregando suas mãos na construção da própria vida. Mas nosso Estado é incompetente e nós, acomodados. Foi com este sentimento que em janeiro de 2006, um grupo de cidadão fundou o IACE-Instituto Antonio Carlos Escobar, visando chamar à população a denunciar e exigir medidas que mudassem essa situação.
 
Promessas foram feitas por autoridades apenas para nos calar e abafar uma realidade. É por isso que fizemos questão de denunciar: assim como Escobar foi assassinado pelo Estado omisso, o Estado omisso matou Quena. ( EU : o "Estado" no caso significando : Pernambuco e Brasil )

Belo e correto texto. É de uma carta ao Jornal do Commercio, 2.4.2009, de ANA MARIA NASCIMENTO, vice-presidente do IACE : 


A notícia no Diário de Pernambuco :


Quena também foi vítima da violência que ele próprio conduziu durante a sua vida.