quinta-feira, 23 de abril de 2009

salgadinhos


A pesquisadora Cássia Lobanto, do Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, fez uma pesquisa com 153 tipos de embalagens de salgadinhos e bolachas, prá saber a quantidade de sal e gordura neles.
Sabe quantos pacotes tinham a informação correta ? NENHUM.
Em alguns o erro passava de 75%.

É uma encruzilhada que o setor alimentício está escanteando : como não usar tanta gordura e tanto sal nos alimentos industrializados ?

Como consumidores, por enquanto, o melhor é evitar o máximo possível este tipo de comida.
Outro dia fiquei de queixo caído : nos 200 metros que separam a minha casa da Academia que frequento, no fim da tarde, encontrei 14 crianças e todas estavam com um pacote de salgadinhos da mão. Não precisa ter dúvida sobre o que acontecerá : EXCESSO DE PESO E PRESSÃO ALTA.

A maioria das pessoas confunde as coisas. 
Na minha infância, refrigerante, coxinhas, salgadinhos, eram alimentos de dia de festa. Hoje é parte da refeição de todos os dias. O mote inconsciente é : EU TENHO DINHEIRO, EU POSSO. As funerárias agradecem este lema. Ajuda os clientes delas a chegarem mais cedo. Nunca é demais repetir : a alimentação do dia a dia deve ser água (e não refrigerantes e sucos) e  vegetais (legumes, frutas e hortaliças) . Pouca carne, pouca gordura animal, pouco álcool e pouca fritura. O resto é balela de quem quer ter lucros, te entupindo de porcarias.