terça-feira, 28 de abril de 2009

Yorubá


Yorubá Pinheiro, 23 anos, é estudante de jornalismo e, há 5 meses, garçom do Bar Central em Recife. No fim de semana o bar foi visitado pela Polícia em blitz para retirada das mesas das calçadas, para não atrapalhar os pedestres. Yorubá e os outros funcionários questionaram o policial, mas só ele levou soco, murro no rosto e foi levado à delegacia. Perguntado se prestaria queixa, Yorubá deu a resposta capital : " Cresci no Recife e sei que essa é a forma da polícia agir. Já sofri agressão em outra ocasião. Prestei queixa e o processo foi arquivado. De que adianta ?" 

Concordo inteiramente com Yorubá. É pura perda de tempo certo tipo de reivindicação de direitos numa sociedade atrasada como a brasileira. " Afinal, quem já viu um garçom jovem, negro e articulado ? Tinha que apanhar mesmo." Este deve ser o pensamento nas cabeças pensantes de 99,9% das ditas 'otoridades'". Quando a Lei Áurea será posta realmente em vigor no Brasil ? Talvez daqui uns 100 anos. Por enquanto, é melhor não questionar nada. Entendeu Yorubá ?

E um recado aos defensores da lei : " Enquanto não houver justiça para todos, não haverá justiça para ninguém." Ou seja, quando vocês forem as vítimas, (e a História ensina que sempre chega esta hora, para todos) lembrem que durante muito tempo foram os algozes.