sábado, 18 de abril de 2009

Pirate

A libertária e socialista Suécia condenou os donos do Pirate Bay (Baía do Pirata - famoso site para baixar arquivos ) a 1 ano de prisão e 3 milhões de dólares.

"Nós não podemos pagar, e não vamos pagar". disse Peter Sunde, sintetizando a defesa dos quatro acusados.

"Ainda que tivesse o dinheiro, preferia queimá-lo. Não daria nem as cinzas", disse Sunde."O tribunal nos declarou culpados por 'crime organizado'.Se vocês querem nos condenar, que seja por crime desorganizado".

(resumo de artigo da Folha on line ).

EU : Evidentemente ninguém pode ser a favor da pirataria irrestrita. Mas as empresas abusam do seu poder. A Microsoft vende um Windows de péssima qualidade (quase todos) pelo preço de um computador e ainda demarca em quais e quantos computadores você pode usar. Daqui a pouco vai dizer que você só pode usar Windows se for ajoelhado. E não indeniza ninguém quando a porcaria enche o seu computador de vírus. Culpa o usuário.

Se não fosse a pirataria (entre milhares de coisas) :

1 - O sucesso milionário de filmes como "Tropa de Elite" e "A bruxa de Blair" seria uma fração do que foi.

2 - DVD originais de filmes custariam mais de 100 reais, que é o que acontece com o Bluray atualmente, por não ter pirataria.

3 - O Windows jamais teria se propagado como aconteceu. Teria aparecido dezenas de programas alternativos mais baratos. A própria Microsoft fazia atualizações de programas piratas, até conseguir o monopólio no mundo. Quando conseguiu estar em todos os PCS do mundo, aí deixou de atualizar.

4 - Bill Gates e associados seriam não apenas os homens mais ricos do mundo, mas donos do mundo inteiro.

O futuro vai mostrar o meio termo entre os 2 extremos.

Aviso dos donos : o site continua à disposição de todos que queiram baixar alguma coisa. É só digitar no google Thepiratebay.org.