segunda-feira, 20 de abril de 2009

+ columbine

10 anos hoje de uma infâmia : na prestigiada escola pública COLUMBINE, de Littleton, Colorado, 2 estudantes de 17 e 18 anos, entram na história pela Porta do Inferno, matando 12 alunos e 1 professor (fotos acima).

Alguns pensamentos meus - e alheios - sobre o tema :

1 - Os assassinos eram 2 rapazes inteligentes e de boa vida financeira e familiar. O pai de um era geofísico e a mãe lidava com pessoas deficientes. Isto não acrescentou nenhum sentimento de piedade às suas personalidades doentias.

2 - Os assassinos foram cruéis e aleatórios (atiraram em quem estivesse na frente, "privilegiando" as minorias que odiavam : atletas e não brancos). Espalharam bombas e a polícia bobeou, achando que iriam detonar e, com isto, levou 3 horas para chegar nas cenas do crime, deixando de salvar algumas das vítimas.

3 - O caso foi seguido por diversos outros massacres, naquele país onde os partidários de George W.Bush e Charlton Heston acham que cada pessoa pode ter em casa o arsenal de armas que quiser e puder, pois isto significa, segundo eles, LIBERDADE !!!!. Pufffff !!!!!

4 - A tragédia despertou alguns pontos positivos :

a-maior envolvimento de professores e alunos.
b-formação de grupos de terapia para alunos enraivecidos, deprimidos e brigões. É melhor botar raiva e depressão prá fora, antes que se acumulem.
c-caça implacável aos estudantes que vivem humilhando os outros por serem gordos, baixos, carecas, gays, negros, etc. (Os assassinos alegaram em mensagens deixadas que eram maltratados pelos atletas da escola por serem ligados em tecnologia e computadores. Isto teria sido o estopim da raiva deles.). Este tipo de atitude ainda tão comum em todas as escolas deveria ser fortemente reprimida.

5 - e também muitos pontos negativos :
a-muito dinheiro que deveria ser usado para melhorar o ensino teve que ser desviado para formação de bunkers escolares: portas com detectores de metais em todo lugar, milhares de seguranças espalhados pelo campus, etc.

6- muitas escolas ainda usam a política da avestruz : "aqui está tudo calmo, nada aconteceu, nada acontecerá". Até que um problema explode. Seria melhor agir antes, especialmente nas ações de baixo custo, como repressão pesada às humilhações de certos grupos de alunos contra outros, controle de raiva e depressão.

Abaixo o link do site oficial do memorial oficial da tragédia :

http://www.columbinememorial.org/

Fotos acima dos 2 assassinos, cujos nomes evitei dizer e deveriam ser esquecidos pela humanidade. Nada, nem de longe, justifica a crueldade do ato deles. São uma escória da humanidade. Só Deus que é Grande pode perdoar uma reação tão imunda. Só coloquei as fotos aqui prá tirar a idéia de que pessoas tão cruéis são Frankensteins da vida. Não, são louros, brancos,altos, fortes, até um pouco belos e de olhos claros.

P.S. : 1 -  O premiado filme de Michael Moore, Tiros em Columbine, é um excelente relato e análise do caso.
2 - Na legislação brasileira, o criminoso de 17 anos não poderia sequer dizer que estava preso. Passaria uns 6 meses em "reeducação" e depois seria solto com uma Folha Corrida tão limpa quanto a do Anjo Gabriel. Arhgggh !!!
3 - Curiosa entrevista na Folhaonline,  de Larry Pratt, diretor do grupo "Donos de Armas da América". Ele diz, provocativamente, que o está acontecendo não é "armas demais", mas "armas de menos" : "Se as vítimas destes massacres estivessem armadas, a matança não teria acontecido. Uma igreja do Colorado formou um  grupo para prevenir estes crimes. Um atirador matou 2 pessoas no estacionamento e quando entrou na porta da Igreja foi morto. A polícia chegou em 6 minutos... mas já fazia 5 minutos e meio que o assassino estava morto, e não tinha conseguido matar outras pessoas, como era sua intenção." Claro que não concordo com isto. Sou utópico e sonho com um mundo sem armas (no Brasil tiraram as armas de todas as pessoas de bem .... e esqueceram de desarmar os bandidos, que agora podem assaltar e matar sem medo. A polícia brasileira chega, em média, 2 horas depois, como em um crime que aconteceu aqui na minha cidade ).  
Link da entrevista: