quarta-feira, 22 de abril de 2009

Rir




RIR É O MELHOR REMÉDIO.(Programas de humor podem ajudar a controlar sintomas de doenças crônicas).Levar a vida com mais humor pode ter um impacto benéfico na saúde de portadores de doenças crônicas. É o que indica  experiência com 20 diabéticos de alto risco, apresentada no Encontro Anual da Academia Americana de Fisiologia. Participantes divididos em dois grupos e acompanhados durante um ano. Tomaram as mesmas medicações, mas o chamado  "GRUPO DO RISO", assistiu diariamente a 30 minutos de programas humorísticos.
Os melhores médicos sabem que existe uma ligação intrínseca entre as emoções positivas, o otimismo e a esperança, e a melhora do quadro das doenças

O "grupo do RISO" reduziu os hormônios ligados ao estresse. Teve melhora do colesterol  e proteína C-reativa, que indicam os níveis de inflamação.

RIR diminui o risco de doenças cardiovasculares associadas ao diabetes, e desaceleram a evolução da síndrome metabólica.

As escolhas que fazemos no dia-a-dia têm impacto em como lidamos com a saúde e com a doença, e algumas medidas realmente podem nos ajudar na prevenção e no tratamento de certos distúrbios.

( resumo de um artigo do Globo online. Obrigado à competente estrutura da Família Roberto Marinho)

EU : É só uma confirmação do que já se sabia desde o tempo de Adão e Eva. Rir faz bem à saúde. Uma das coisas que mais me impressiona na juventude de hoje é o mau humor. Tem gente com dezenas de fotos no Orkut, nenhuma rindo. Depois dos bad boys e bad girls, muitos ficaram com a falsa impressão que acrescenta charme você parecer um eterno revoltado e mau humorado. Isto é uma tremenda roubada. Nada acrescenta à vida, além de doenças, como mostra o trabalho acima.

Não poderia deixar de dar minhas preferências e recomendações do riso em vídeo, dos menos alfabetizados aos mais cultos : "Todo mundo odeia Chris", "O Rei do Pedaço", "Weeds" até o sensacional "30 Rock". Os filmes imbatíveis começam com "Cantando na Chuva", tudo de Chaplin e de Woody Allen (apesar das neuroses),etc.

PS : Mostrando como está muito à frente do seu tempo, meu amigo, o astrólogo recifense Eduardo Maia, dezenas de anos atrás, criou a MANGOTERAPIA, tratamento pela mangação sadia. Em mim este tratamento foi totalmente eficaz. Valeu por um semestre de psicoterapia.