sábado, 27 de junho de 2009

Antibióticos


Anvisa vai determinar venda controlada de antibióticos07:45 | 16 de Junho de 2009


Notícia do fim de semana diz que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai incluir os antibióticos entre os medicamentos de uso controlado, com registro obrigatório de dados da receita, como forma de combater seu uso indiscriminado e resistência das bactérias às drogas. No Brasil, para alguns tipos de bactérias, em até 40% dos casos já há resistência a determinados antibióticos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 50% das prescrições mundiais de antibióticos são incorretas.

EU: É uma medida que já chega tarde e atrasada. É uma vergonha que um país com tantos campos de desenvolvimento num mesmo nível que grandes potências, tenha um controle de antibióticos tão precário como o Brasil, parecendo com países africanos e totalmente destruídos.

Nos EUA ou na Europa educada, é mais fácil você comprar cocaína ou heroína ou um medicamento psicotrópico do que um antibiótico. No Brasil qualquer pessoa, como vejo no meu dia a dia, vai na farmácia e compra 2 comprimidos de Cefalexina ou amoxicilina para unha encravada, dor de garganta e outras indicações desnecessárias. Se a ANVISA não agir logo, nem precisará mais agir, pois todas as bactérias brasileiras já ficarão imunes a todos os antibióticos e ninguém vai mesmo precisar usar mais nenhum, pois não irá adiantar.

Só faço votos que o "controle" não seja tão rígido quando com os remédios psiquiátricos controlados. O controle só vale nas capitais. Em qualquer cidade do interior, qualquer pessoa compra qualquer medicamentos sem mostrar a receita. Vamos ver em que vai dar.

Abaixo o link da reportagem na página da Veja. acervo digital.