segunda-feira, 8 de junho de 2009

LULA 2028

Tenho simpatia zero pela idéia de ver no Brasil uma República Democrática como o Egito, onde o Presidente Mubarak está no 5º mandato, em 28 anos ininterrupto de poder e há 50 anos o Egito faz eleição presidencial com candidato único !!!
O Egito pode ser tudo, menos uma república e, menos ainda, uma democracia.
Acho a idéia de um mandato de 4 anos, com possibilidade de reeleição um bom tamanho, para presidente. Para governador e prefeito talvez fosse melhor só 4 anos, sem reeleição. Pois senão, no dia da posse, o executivo, em vez de estar pensando em resolver os problemas, razão pela qual foi eleito, estreita o pensamento no que fazer para ser reeleito.

Só não entendo os chiliques das vestais do PMDB, PSDB E DEM quando alguém cutuca a idéia do terceiro mandato de Lula. A priori acho desaconselhável, mas estes partidos deveriam se recolher às suas lorotas. Sarney do PMDB rasgou a constituição para conseguir um 5º ano de mandato. FHC fez a mesma coisa prá conseguir sua reeleição. Só o trapalhão do saudoso Itamar (que foi o único deles a tratar o funcionalismo público com decência e sem privilegiar apenas categorias específicas) não se fascinou pela eternização do poder. 
Se Lula decidisse investir no terceiro mandato, não estaria acrescentando nada ao que Sarney e FHC fizeram. Estaria rasgando a constituição para passar mais tempo no poder. Isto não é novidade na história nacional.

Se a política brasileira fosse séria, se faria com este assunto o mesmo que se fez com a moeda, que a cada 3 anos trocava de nome: cruzado, cruzado novo, real,etc,etc.
Se reuniam a portas fechadas, como no conclave do Papa, ou abertas, por quanto tempo fosse necessário, e decidiam qual o período ideal para os mandatos FUTUROS (em todos os casos anteriores, decidiram sobre o aumento da própria farinha na cuia). E daí faziam um adendo, dizendo que sob nenhuma hipótese isto poderia ser mudado. É assim nos Estados Unidos por mais de 200 anos e nenhum presidente lá foi ousado para querer aumentar o próprio mandato. Seria internado num asilo de loucos no mesmo dia.
Mas, porque os nossos partidos fariam isto, se eles imaginam que pode chegar o dia em que estejam no poder, e seria bom prolongá-lo à la Mubarak? Só uma lei definitiva prá conter este tipo de maluquice.