Chocolate -- Bom ou ruim para a saúde?
Escola de Medicina de Harvard
- Chocolate não nasce em árvores, mas sim o cacau. Depois da colheita os grãos são secados por vários dias e torrados. Os grãos são abertos e as cascas descartadas. O miolo é separado em manteiga de cacau e pó de cacau. O pó é pobre em gorduras e é usado para chocolate quentel A MANTEIGA DO CACAU É O CORAÇÃO DO CHOCOLATE.
- O grão de chocolate tem mais de 400 subtâncias. Muitas podem afetar a biologia e a saúde humana.
- Gorduras – O grão de Cacau é rico em gorduras. É ela que dá a textura e o gosto. Gorduras têm muitas calorias, mas as do cacau não aumentam os níveis do colesterol ruim
- Flavonóides – têm boa ação sobre a saúde humana. É mais rico nesta substância do que o vinho e as maçãs.Também rico em aminoácidos e cafeína.
- DOCE CIÊNCIA -
- Atividade antioxidante - Dê preferência ao chocolate escuro. O chocolate com leite diminui este bom efeito.
- Função vascular – Ajuda a abrir e suavizar as artérias.
- Pressão arterial – Porque alarga os vasos diminui um pouco a pressão sanguínea. O efeito só dura nos dias que se come o chocolate.
- Agregação das plaquetas — Muitos ataques cardíacos e derrames são causados por depósitos de gorduras nos vasos. Chocolate preto pode diminuir a formação desta placa.
- DO LABORATÓRIO PARA A VIDA - A maior evidência sobre os benefícios do chocolate veio de uma pesquisa alemã, que acompanhou 470 pacientes durante 15 anos. O grupo que comeu chocolate todo dia teve uma diminuição de 47% na mortalidade, devido à uma grande diminuição das mortes cardíacas.
- EM RESUMO - Chocolate parece ajudar na saúde cardiovascular. Isto só acontece com chocolate preto. Evite chocolate branco ou comê-los com leite e derivados. Lembre que 100 gramas de chocolate pode chegar a 500 calorias.
- Não relaxe na dieta e exercícios, confiando na proteção do chocolate.
Resumo de artigo em revista médica conceituada. ZC