terça-feira, 30 de junho de 2009

Jornalismo

GAY TALESE

2 notícias sobre jornalismo nos últimos dias:

1 - O Supremo Tribunal Federal por uma desconcertante margem de 8 a 1 derrubou a necessidade de diploma para uma pessoa exercer a função de jornalista.
Estou de acordo que a maioria das profissões precisaria de uma avaliação de habilidade e não de um diploma. Isto seria em SHANGRI-LÁ moral, Ou seja um lugar que só existe nos confins do Himalaia, onde todos fossem honestos. Então, se alguma pessoa demonstrasse enorme habilidade em fazer cirurgias de cérebros, sem nunca ter ido a uma faculdade de medicina, seria submetido a uma prova e liberado, se preenchesse as normas exigidas.
O resto é balela e gente querendo criar cartórios para render dinheiro para alguns.

Um resumo de entrevista excepcional na VEJA com um dos fundadores do "novo jornalismo" americano GAY TALESE. Esta frase abaixo encerra o artigo e transmite enorme vigor, entusiasmo e crença na fé da mídia. Agora dizer que o jornalismo não acoberta mentirosos, é conto da carochinha. Talvez este rigor aconteça no New York Times, Washington Post e Le Monde. No resto da imprensa, como já disse muitas vezes aqui neste blog, o que domina são os interesses. Cada edição diária passa pelo crivo do dono do jornal até do ascensorista do elevador, prá saber se tem algo que desagrade a eles...Se tiver é retirado das notícias.

" De todas as profissões,
se um jovem estiver interessado em honestidade
e não estiver interessado em ganhar muito dinheiro, eu aconselharia o jornalismo, que lida com a verdade e tenta disseminar a verdade.
Há mentirosos em todas as profissões,
inclusive no jornalismo,
mas nós não os protegemos.
Os militares acobertam mentirosos.
Os políticos, os partidos, o governo, todos fazem isso.
O escândalo do Watergate é uma crônica de acobertamento.
Os jornalistas não agem assim, não toleram o mentiroso entre eles.
Acho uma profissão honrosa, honesta.
Tenho orgulho de ser jornalista."

Link da página da Veja on line, para o artigo de Gay Talese: