segunda-feira, 22 de junho de 2009

MAIS ÁFRICA DO QUE DO SUL


Palácio Presidencial em Pretória, África do Sul.

A África do Sul está nas manchetes. Pela Copa da Confederação e pela Copa do Mundo de 2010. E ontem reassisti o filme ASSASSINATO EM CUSTÓDIA,1989, sobre a luta contra o preconceito lá.

A história poderia ser contada assim:
Era uma vez um país que era considerado a Suiça da África, mas tinha uma terrível ferida, chamada APARTHEID. Os pretos eram tratados como cidadãos de segunda classe e não podiam frequentar os lugares dos brancos. Então houve uma grande rebelião popular e os líderes da oposição, negros, assumiram o poder. Nelson Mandela foi o principal.
A história ainda não teve final feliz. 15 anos depois da eleição de Mandela, 5 anos como presidente, que depois elegeu outro negro, seu sucessor, Mbeki ( que junto com o seu Ministro da Saúde diziam que não havia AIDS no país e que as mortes eram por miséria), os pobres e os negros ficaram ainda mais pobres, mais doentes e mais mortos. O país é o primeiro lugar no mundo em crimes, o segundo em estupro (um dos passatempos nacionais é a gangue de jovens estuprando moças na rua. Uma repórter da Rede Globo foi pega num estacionamento de um grande shopping center). 1 de cada 3 grávidas tem HIV. 1 de cada 5 adultos, perfazendo 5 milhões de infectados. 1 de cada 4 habitantes vive com menos de 3 reais por dia.

E daí a tragédia contada no filme. Milhares de crianças e jovens deram à vida para derrubar uma ditadura criminosa e brutal. Esperavam esta maravilha chamada liberdade, mas também um pouco mais de farinha no prato. A esquerda prometeu, prometeu, e não cumpriu.
Antes tinham que passar fome calados.
Agora podem gritar. Alguma vantagem ?
Felizmente aqui no Brasil não foi assim. Existe melhor qualidade de vida para muitos, nesta década e meia de governos de esquerda. Só não dá prá entender porque Lula fica elogiando e defendendo pessoas como Jáder Barbalho, José Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá.

Brasão de armas da África do Sul.
Quem for assistir à Copa do Mundo faça seguro de vida.
Estará indo para o país de maior criminalidade do mundo.
Nem a FIFA, nem a Rede Globo podem enconfeitar este bolo.
Jornais de ontem já anunciavam : Seleção Brasileira é roubada em hotel, em Pretória. Ou seja, um lugar de alto nível de segurança. Imagina o resto.
A seleção do Egito também teve 5 quartos saqueados em Joahnesburgo.

Abaixo a capa da edição em inglês do filme ASSASSINATO EM CUSTÓDIA.
Neste fim de semana estava nas Americanas por 12 reais. Mas comprando 10 e usando o cartão das americanas (que foi o que eu fiz) saiu por 4.50 reais, cada.
Uma pechincha para um filme tão importante
e com dublagem em português, para quem preferir.
Trio de arrasar: Donald Sutherland, Susan Sarandon e Marlon Brando.