domingo, 28 de junho de 2009

dali


Salvador Dalí - 1971
Pintor espanhol

Atualmente, acho que você é a única pessoa do mundo a favor da Guerra do Vietnã, não?
Eu não sou somente a favor da Guerra do Vietnã, mas a favor de todas as guerras. A guerra é uma empresa saudável, gloriosa. Faz com que os homens sonhem, traz à tona paixões recalcadas, é uma época de esperanças e grandes ilusões. Com isso, com sua intensidade, faz com que a arte, a ciência e as idéias se desenvolvam. Do ponto de vista erótico, as guerras desencadeiam impulsos reprimidos e estimulam a sensibilidade das pessoas. E veja: além de tudo, se houvesse paz o tempo inteiro, nós seríamos vítimas de uma mortal monotonia.

Do arquivo da Revista VEJA.

EU : Este não é um blog didático, ou seja com finalidade de ensino. Evidentemente que não concordo com uma só palavra do genial - e maluco - pintor. Acho a guerra uma coisa desastrosa. Não tem explicação prá estar jogando bomba em cima da cabeça dos pobres, enquanto os ricos estão protegidos. Eu diria que guerra era boa se, por exemplo, a Guerra do Iraque fosse os EUA jogando bombas nos palácios de Sadam Hussein e este jogando bombas na Casa Branca. Do contrário, é usar os outros como telhado.