domingo, 14 de junho de 2009

SONHO E MÁ EDUCAÇÃO

Sigmund Freud, um dos gênios da humanidade.

Não imagino, pois não assisto, se alguma novela da Rede Globo, abordou este assunto ultimamente. Ela é a mídia brasileira que dita costumes, modas e trejeitos. Mas, em poucas semanas, vi pessoas de diferentes níveis culturais e em variadas situações contando sonhos.
Em geral são sonhos desagradáveis, tipo sequestros, incêndios, assaltos, e assuntos que povoam e apavoram a classe média e pobre, que não conseguiu se interessar por coisas mais elevadas do que programas de Ratinho e Datena.

ISTO É UMA ENORME FALTA DE EDUCAÇÃO.

A não ser que você ache que reencarnou ao mesmo tempo o Faraó e JOSÉ, o filho preferido de Jacó, que foi agraciado por Deus com o dom de decifrar sonhos, antecipando os 7 anos de vacas magras e de vacas gordas do Egito, no sonho do Faraó, não ouse.

Há exatos 109 anos, um judeu vienense genial, chamado SIGMUND FREUD, matou a charada de uma vez por todas :
O SONHO É A REALIZAÇÃO DE UM DESEJO.
Ou seja, sem nenhuma maldade de sua parte, quando você diz a uma pessoa que sonhou com ela caindo de um avião, você está dizendo que, no seu inconsciente, você desejou que ela caia de um avião.
O seu sonho, a não ser que você seja o Faraó do Egito, não está se referindo a outra pessoa, mas a você próprio, ao seu desejo de que aquele fato aconteça.
É por isto que os sonhos são extremamente bem recebidos nas sessões de psicanálise, para descobrir os problemas mentais de quem os sonhou, e não para adivinhar o que acontecerá com outra pessoa.

CONCLUSÃO : Só conte os seus sonhos ao seu psiquiatra. Eles mostram o que de mais íntimo existe em você. E é também tremenda falta de educação trazer preocupações às outras pessoas com suas neuroses.
Lembro pouco dos meus próprios sonhos. Mas sei que basta adiar o jantar em 2 horas e ir dormir sem fazer a digestão, que passo a noite tendo pesadelos. Se eu fosse contar às pessoas que me aparecem nestes pesadelos o que aconteceu, tinha que ser no Twitter, esta nova bobagem da internet que faz Obama mandar uma mensagem para milhões de pessoas ao mesmo tempo. 24 horas seria pouco para escrever emails com os assuntos dos meus pesadelos pós jantar fora de hora.