sexta-feira, 26 de junho de 2009

As voltas que a medicina dá


Novos estudos relacionam uso de hormônios da menopausa a câncer de mama.

SAN ANTONIO (AP) -- Tomar hormônios de menopausa por 5 anos duplica a possibilidade de uma mulher ter câncer de mama.

Mesmo mulheres que usaram por menos tempo que isto tiveram aumento desta possibilidade. O risco volta ao normal depois de 2 anos de ter suspendido o uso.

É uma boa notícia depois de uma má notícia.

Fumantes, por exemplo, levam 10 a 15 anos depois de pararem de fumar prá chegarem nos mesmos riscos de quem não fuma.

EU : Não faz 10 anos que toda mulher de mais de 50 anos, em certas rodas, começava o diálogo com outra, perguntando qual hormônio ela tomava. Era considerado o milagre da medicina: deixaria as cinquentonas eternamente jovens, com pele brilhante e de eterno bom humor. Além de outras características que não posso colocar neste blog, senão o provedor vai classificar como blog pornográfico.

É preciso um grande cuidado com certos modismos inconsistentes nos cuidados médicos. Incentivados por melhoras a curto prazo e o lucro (sempre ele) bilionário da indústria farmacêutica. A ilusão humana junto com a ganância capitalista são uma dupla imbatível em qualquer situação.

Nos meus 34 anos de médico já vi tantos fogos de palha destes, que não me assombro com mais nenhum.

Parei de frequentar congressos médicos porque em muitos deles os assuntos eram os mais bizarros possíveis. Fui a um que quase todas apresentações eram "os novos paradigmas" (modelos) e se referiam a um produto caríssimo para uso em doentes cardíacos, com "vantagens de 40%" ,etc,etc. 2 anos depois este remédio nem era mais usado. Caiu no esquecimento. Não sem antes enriquecer seu produtor.

Se certa doença mata 5 pessoas em 10 mil e você consegue diminuir para 3 pessoas, isto é uma vantagem de 40%.

Você só esqueceu de perguntar às outras 10 mil se elas querem tomar um remédio caríssimo para diminuir esta mínima chance. Eu pelo menos não gostaria de ter tal "vantagem".

Prá não prolongar muito, uma frase recente que li :

"EXISTEM 3 TIPOS DE MENTIRAS: MENTIRAS, MENTIRAS TERRÍVEIS E ESTATÍSTICAS."

Se pode fazer quase tudo com uma estatística.