segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Cookies (biscoitos)



Minha irmã me trouxe de presente, neste feriado prolongado, um pacote de biscoito canadense, comprado no Wall-Mart em Recife.

Fiquei curioso em saber o que se escondia por trás de gosto tão agradável, que faria concorrência ao néctar e ambrosia que a deusa Hebe, filha de Zeus e Hera, servia para os outros deuses, no Olimpo.

Quase caí de costas e perguntas me vieram à mente, em rajada:

1 - Quantas pessoas lêem as informações nutricionais dos produtos ?
2 - Quantas entendem o que ali está escrito ?
3 - Quantas fazem alguma decisão com o que ali está ?

Prá resumir:
1 - Nas 18 gramas de 1 só biscoito ( peso equivalente a 2 bolachas de água e sal ) tem 0% de fibras, 0% de vitaminas, 3,5 gramas de gordura saturada ( equivalente a 17% de tudo que se pode comer delas em 24 horas!!!), 6 gramas de gordura (9% do total diário) e 1% do sal.
2 - Como estes biscoitos não são feitos prá ninguém comer só de 1, pois trazem uma tremenda necessidade de comer vários, com 5 deles você preenche a sua cota alimentar de 24 horas.
3 - Fiquei pasmo.

Depois as autoridades de saúde ficam se queixando do crescente número de pessoas com obesidade, diabetes e pressão alta. Este tipo de biscoito deveria ter aquelas mesmas fotografias horrorosas que tem nos maços de cigarro. São tão perigosos para a saúde quanto os cigarros.

Claro que tem um enorme banner na embalagem: "0% de gordura trans", como se isto desse atestado de saúde a qualquer alimento.

Da maneira como a indústria de alimentos trata o consumidor, imagino que se os homens de marketing dela fossem até o inferno, colocariam um singelo aviso no portão: "AQUI NO INFERNO NÃO USAMOS, PARA O AQUECIMENTO, GASES QUE FAÇAM MAL À NATUREZA."
Cândidos, não ?