quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Marciano Menezes da Silva

Carta minha que foi publicada no Jornal do Commercio, de Recife, no dia 27 de setembro de 2009.

"Muito importante a divulgação e apoio que o JC tem dado ao menino Marciano, que foi mordido por morcego e sobreviveu. Todos devem ajudar, mas é o Estado que tem a maior dívida com ele, que procurou os serviços públicos e não conseguiu o soro antirrábico que, provavelmente, teria evitado todo seu sofrimento.

Isso acontece com milhares de pernambucanos, em milhares de situações e colocar a desventura de Marciano, apenas como resultado de um destino inclemente é meia verdade."

* Marciano esteve nas manchetes do mundo na última semana. Foi 1 dos 5 casos de raiva humana que o paciente não morreu.Tem 16 anos e mora na zona rural de Floresta, sertão de Pernambuco.Extremamente pobre, mora numa casa sem água encanada e sem luz. Foi mordido por um morcego, procurou o Serviço Público de saúde, onde lhe aplicaram a vacina somente. Não aplicaram o soro, que poderia ter evitado a doença. Adoeceu poucos dias depois de RAIVA HUMANA e ficou internado quase 1 ano em Recife, de onde teve alta com muitas sequelas.

P.S.: O problema do Brasil é que os governantes ainda não descobriram que vivemos em um novo país, em muitos sentidos. A economia melhorou muito, as comunicações e a vida em geral. Então não adianta querer enconfeitar estatísticas africanas na saúde, na segurança pública e na educação. Ter diminuído os crimes em Pernambuco, de 5 mil por ano para 4 mil, pode parecer uma grande conquista para os governantes. Mas não é mais para o povo.

Queremos uma segurança, uma saúde pública e uma escola compatíveis com um país que deseja sediar uma caríssima olímpiada e pretende ser um das locomotivas econômicas do mundo,etc. Os políticos ainda não descobriram que o nível de exigência do brasileiro subiu bastante. Graças, em parte, à boa ação de alguns deles que organizaram a economia. Lula e o PT, FHC e o PSDB, Eduardo Campos e o seu partido socialista. Todos ajudaram a melhorar um país que agora não aceita ficar na rabeira do mundo, em alguns aspectos.

Poucos dias atrás tivemos uma tragédia semelhante aqui em Pesqueira. Uma criança da zona rural foi picada por uma cobra CASCAVEL. O tempo de espera em Pesqueira, de transferência para Caruaru e Recife foram o bastante para deixar a criança em coma e depois morrer. Uma vítima de picada de cobra não pode viajar 3-4 horas para encontrar um lugar que tenha o soro antiofídico. Isto não é economia de recursos, isto é um crime, prá quem tenha a infelicidade de ser a vítima.

Quem quiser ajudar Marciano: BANCO REAL, AG 1035-9. Poupança 21743385.