sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A PONTE



Pungente e impactante são só 2 palavras prá descrever o documentário A PONTE, de 2006, do diretor Eric Steel, 94 minutos.
Vê-lo em alta definição no canal HBO, que está cada dia mais interessante, só tornou os 2 adjetivos mais fortes.

A ponte Golden Gate (portão dourado), em San Francisco, Califórnia, é o monumento mais fotografado dos EUA. Foi durante décadas a maior ponte pênsil do mundo. Infelizmente, devido à enorme facilidade da sua baixa cerca de proteção, é um lugar preferido por suicidas do mundo inteiro.
O documentário é extremamente cruento e mostra diversas cenas de pessoas pulando da ponte. Alguns até são acompanhados durante muitos minutos, nas suas dúvidas e nos seus desesperos, e nos deixa a inquietante pergunta se não teriam tido tempo de avisar aos seguranças e tentar evitar algumas mortes.

O suicídio é um dos assuntos mais delicados para qualquer tipo de arte: livro, música ou cinema. A imprensa séria, como todo mundo sabe, só noticia quando é de alguma personalidade (tipo Getúlio Vargas) porque se sabe que um manchete de suicídio num jornal aumenta significativamente o número de novos suicídios nas semanas posteriores.

Não concordo com Albert Camus quando ele diz que o suicídio é a única pergunta importante da vida, pois você está se dizendo se viver vale à pena ou não. O assunto é mais complexo que isto, mas é bom ver um filme que nos comove e nos faz pensar neste assunto delicado. É recomendável para todos, exceto os mais sensíveis, e os que já estejam pensando em realizá-lo, o que espero não seja o caso de nenhum dos meus leitores.

A vida é bela, mesmo quando nos esmaga. Há sempre o riso puro do vagabundo de Carlitos, com o galho da flor entre os dentes, para nos consolar.

P.S.: 1 - O filme levanta uma questão médica fundamental: é preciso grande cuidado quando se dá antidepressivo prá um suicida em potencial. É preciso acompanhá-lo com psicoterapia, apoio e tudo o mais. O remédio, sózinho, pode dar a ele só a energia que lhe faltava para consumar o ato.
2 - Também difícil não se perguntar porque não se coloca uma rede de arame acima do corrimão da ponte, dificultando transpassar e pular. Foi isto que muitos lugares também preferidos por suicidas já fizeram.
3 - Já existe o DVD original brasileiro. Eu tinha assistido alguns meses atrás num DVD pirata, de baixa qualidade.