quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mercado Livre? Livre demais pro meu gosto.


O Mercado Livre (ML)já foi um bom lugar para negócios. Não é mais. No início dava para encontrar objetos de desejo que seus donos queriam descartar por um preço justo. Agora é só de profissionais: pessoas que anunciam como raridade, por 90 reais, um DVD triplo de Blade Runner, que no mesmo momento está no queima do Submarino por 29 reais.

Vejam o absurdo :
1 - comprei um caixa de dvds a um vendedor de Recife, chamado ESPAÑA24. Paguei 300 ao Mercado Pago (MP), 28 de sedex e 10 de taxas do MP.
2 - o vendedor não mandou a encomenda, passou 1 semana sem atender o telefone e deu um número falso de envio pelos correios, dizendo que a caixa tinha voltado por erro de endereço. O número falso nunca apareceu no rastreamento dos correios.
3 - qualifiquei negativo, como deveria. Ele devolveu a qualificação negativa, mesmo eu tendo feito tudo certo. O MP me devolveu o dinheiro semanas depois do meu depósito.
4 - o ML, vivendo a ilusão de que o Brasil é a Suécia, em matéria de honestidade, diz que não pode mudar minha qualificação pois é apenas um "vetor" entre quem compra e quem vende.

Lindo,não !!! O vendedor quer que eu mude a qualificação dele para positiva, impedindo que os seus próximos compradores saibam de quem ele se trata. E o ML acha que isto é o mais saudável e merece o nome de Livre Comércio.

O meu conselho: só compre no ML se for
alguma coisa indispensável,
e não deixe de tomar todas as precauções possíveis.
Lembre-se que vive no Brasil.

A segurança nas compras do ML melhorou muito. Vendedores com grande volume e boas qualificações são uma garantia de bom produto e recebimento.

Cada vez que leio sobre uma nova tecnologia, penso:
no resto do mundo, os leitores imaginam:
como usarei esta nova tecnologia para melhorar a minha vida?
no Brasil, muita gente sussurra para si próprio:
como posso usar esta nova tecnologia para ROUBAR ?

Ai de nós, como país.