segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Randy Cohen


Randy Cohen apareceu no programa da OPRAH e confirmou tudo o que eu imaginava. Ele é o ETICISTA do meu jornal favorito,o NEW YORK TIMES, onde tem uma coluna, mais ou menos semanal (favor não confundir com esteticista, que é outra praia que fica a milhares de quilômetros).
Trata das dúvidas éticas que nos afligem no dia a dia.
A coluna dele é imperdível.

Uma senhora da platéia trouxe a primeira dúvida: o marido de uma amiga tinha cantado ela. Deveria contar para a amiga?
A escritora que dividia a mesa com ele foi em cima, da maneira americana de "dizer a verdade todo o custo", "a amiga merece saber o que o marido apronta, mesmo que isto leve a um divórcio ou a perda da amizade,etc,etc.". É a forma americana, autônoma, de agir.

RANDY escolheu a forma budista e misericordiosa que eu também escolheria. Primeiro fez as perguntas: Quem nunca fez uma besteira na vida? Quantas vezes cada homem já fez propostas que absolutamente não iria cumprir? Uma atitude desta é assim tão grave que possa ter consequências catastróficas como um divórcio ou rompimento da amizade?
Então respondeu: eu não faria nada. Foi uma coisa episódica. Não foi um assédio, não foi um padrão. É preciso perdoar muitas coisas, porque somos pessoas e não somos perfeitos, nem infalíveis.
E aí lançou uma frase que deveria estar na testa de cada ser humano, como sinônimo de misericórdia para com os outros :

" UMA VEZ É NUNCA.

DUAS VEZES É SEMPRE."

Valeu Randy Cohen !!!
Bom começar as férias ouvindo isto.

P.S. : Ele tem 2 livros sobre o assunto ética, mas nenhum foi publicado em português.
Fica mais prático fazer o que faço: imprimo as colunas dele e depois vou encadernando.