segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Spielberg: hábil artesão e emoções baratas.




Reassisti O RESGATE DO SOLDADO RYAN, 1998.
Só consigo fazê-lo 1 vez a cada 5 anos.
Indiscutível que é uma obra prima, apesar dos muitos pesares.

PESAR 1 - o roteiro é pífio, como quase tudo de Spielberg. Até hoje não me recuperei de AMISTAD. Depois de um início atordoante com uma revolta de escravos no meio de uma tempestade em alto mar, o resto do filme é um tedioso bate boca de advogados num tribunal. Imagino que Ryan tenha sido desenvolvido à partir da idéia de mostrar o Dia D, da Invasão da Normandia, em 6 de junho de 1944. Terminado o filme você percebe que os 20 tremendos minutos iniciais não têm nada com o resto do filme. O nome numa bolsa na areia da praia, apenas diz que um dos 3 irmãos Ryan mortos estava lá.

PESAR 2 - nunca se viu no cinema tanta morte em câmara lenta, tanto esguicho de sangue, tanto close de cano de fuzil, algumas patriotadas de bandeiras americanas tremulando, tanto close de rosto e tanta cena em silhueta, como no cartaz acima.

PESAR 3 - o filme é um abuso à emoção do espectador. Não conto menos de 50 vezes que dá prá cair no choro. A cena da mãe arreando sobre o próprio corpo, na soleira de sua casa rural de Iowa, quando os militares chegam prá lhe comunicar a morte dos seus 3 filhos é única. Nunca deixei de ficar com lágrimas nos olhos cada vez que vi.

PESAR 4 - para aumentar ainda mais as emoções do filme, tem a supermúsica de John Williams, que mais parece uma revisitação do Requiem de Mozart, de tão doloroso.

PESAR 5 - que eu me lembre, apesar de continuar sendo um grande ator, como na Trilogia Bourne, MATT DAMON, nunca mais apareceu no cinema com um rosto tão iluminado, um sorriso tão puro, de uma inocência quase angelical, como o soldado Ryan. Que, aliás, só aparece nas batalhas do filme com quase 2 horas de exibição.

O filme ganhou 5 oscars, o mais justo deles sendo a edição. É uma pós graduação em edição de filme. Perfeita.

Em resumo: um clássico imperdível. Mas se você precisar vê-lo mais de 1 vez a cada 5 anos, pode comprar o chicotinho e máscara de Tiazinha. Você é Sado Masoquista.

Como dizia o Zorro, para o seu cavalo:
Aiou Silver !!!


Este é o Matt Damon que me deixou saudades.