sexta-feira, 28 de agosto de 2009

2 + 2 = 4 ? Nem sempre.

Uma das coisas mais divertidas da vida é exercitar a inteligência e a reflexão e tentar descobrir o que existe por trás das notícias da mídia.

Os jornais noticiam a operação de fiscalização na Franziska Hubener. É a terceira investida contra a sonegação fiscal no comércio de alto luxo em São Paulo.
A primeira foi a Operação Narciso, em 2005, contra a Daslu.
Depois a Operação Porto Europa, contra Tânia Bulhões. E esta agora.

Nós da patuléia deliramos e uivamos de prazer. É a vingança contra a nossa impossibilidade de ter sequer uma réplica do Mercado Livre daquelas bolsas Dior arrasadoras de 15 mil reais.
Tânia Bulhões contratou (custo de milhões, certamente) o escritório de advogacia de Marcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça do Governo Lula. Dá prá imaginar qual será o resultado.

Um jornalista apressado fez as contas... e eu me apressei em refazê-las,
Números HIPOTÉTICOS: Daslu pagou 5 milhões de impostos e sonegou 10 milhões de reais. Daria prá fazer 20 casas populares, 10 escolas e 2 postos de saúde com os 5 milhões pagos.

EU: Se a Daslu pagasse todos os 15 milhões de impostos, o que daria prá ser feito?
NADA, NADA E NADA !!!
Se ela pagasse os 15 milhões de impostos ela não existiria como comércio, ninguém teria comprado nela 1 perfume sequer. O imposto pago teria sido ZERO.

A estrutura de impostos brasileira é suicida. Tenta se autoaniquilar. Se a Daslu pagasse todos os impostos, como eu sou obrigado (além de 60% de Imposto de Importação) a pagar 18% de ICMS (sobre o valor total, incluindo até os outros impostos, o que resulta, na prática, num ICMS de 30% sobre o valor do produto) ao Governo de São Paulo, apenas porque meu CD da Amazon.com passou 10 minutos no solo do Aeroporto de Guarulhos, quando o avião que o trouxe pousou lá... Se a Daslu pagasse tudo o que este monstro faminto obriga, ela não venderia 1 perfume. Ficaria mais barato pegar um avião para Paris e comprar lá. Concluindo: se a Daslu ou qualquer outra empresa de importação pagar todos os impostos, ela deixa de existir como empresa. Não dura 1 dia. Os preços terão que ser tão caros que ninguém comprará. Os 5 milhões de impostos pagos serão reduzidos à ZERO.

O país perde uma boa oportunidade de deixar de inventar nomes pretensamente inteligentes para operações fiscais e discutir esta loucura que são os impostos brasileiros.
Insanidade total !!!

P.S.: Sabia que até poucas semanas atrás, quando foi passada uma nova lei, era crime no Brasil pedir esmolas? Você tinha que passar fome caladinho... ou ir para prisão.

O suntuoso edifício da DASLU, São Paulo. Nosso sonho irrealizável de consumo. Quem manda termos nascido para patuléia?