sábado, 15 de agosto de 2009

Dom José Cardoso Sobrinho. Xô !!! Uma assombração eclesial. Em vez de Pastor, um Açougueiro de Ovelhas.




Impiedade, desrespeito e julgamento moral são 3 sentimentos pelos quais não tenho a menor simpatia e nenhum desejo de praticar.
Abro uma exceção, como representante do alívio dos oprimidos, como cantor da música "Apesar de você"... amanhã há de ser um novo dia... de Chico Buarque.

Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, se aposenta amanhã. Não quís ocupar minhas amadas matérias de domingo com esta assombração eclesial.
Por isto edito de véspera.

Depois de um longo reinado, onde foi príncipe sobretudo de si próprio, ele se vai. Cumpriu o que deve ter prometido no fundo de sua alma estreita, quando assumiu o trono de Pedro em Recife. Com seu sorriso tímido, deve ter cochichado para si próprio: vou destruir tudo que DOM HÉLDER ergueu.
Quase conseguiu !

Cada passo que deu , em seu fogoso abraço no rumo do Direito Canônico, o afastou do pensar e do exercer de Jesus Cristo.
Que pena !!!

Não vou relembrar os bravos padres que expulsou da diocese, nem os trabalhos sociais que destroçou. Como o barqueiro do conto de Dostoiévski, sovina mas realista, que quando ver o seu barco naufragar na tempestade, não se lamenta e já começa a construir outro, deixaremos tudo que ele fez - e sobretudo o que não fez - para trás.
Uma vida nova começa.

Parabéns ao povo de Olinda e Recife, que por tantos anos teve a infelicidade de ter um arcebispo que estava mais para açougueiro de ovelhas do que pastor.

Bem-vindo DOM FERNANDO SABURIDO !

Já vai tarde,

Dom José !!!

Xô !!!