quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GRIPE (SUÍNA) H1N1 e a sua ilusão.

Segundo Diogo Mainardi, na sua coluna desta semana na VEJA, a Itália montou um enorme esquema para impedir uma grande circulação da Gripe H1N1, incluindo devolver navio turco com prováveis doentes à bordo e não deixar o mesmo atracar. Ainda segundo ele, não houve até hoje nenhuma morte pela doença na Itália.

No Brasil são 129 mortes oficiais, segundo a mídia de hoje.
Como é enraízado na nossa cultura -e não apenas exclusividade de um governo petista, mas foi agravado- preferimos fazer muitas reuniões, burocracias e pouca ação.
Os 129 casos devem ser uma fração da realidade.
Lembro que quando a dengue chegou em Pesqueira, quando os jornais noticiavam 15 casos, cada médico estava vendo centenas de casos por semana. Claro, o exame era feito em Recife e levava semanas prá ter o resultado.

Se assemelha àquele país miserável da África na década passada. Milhares de pessoas morriam de AIDS a cada semana e o governo de lá jurava que não havia AIDS no país, pois ninguém nunca tinha feito qualquer exame para comprovar. É uma boa saída para a incompetência.

O Ministério da Saúde fez e a Secretaria de Saúde da Prefeitura distribuiu (numa incrível sábado à tarde, tal a agilidade !!!) o PROTOCOLO DE MANEJO CLÍNICO E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA INFLUENZA.

Um catatau de 36 páginas obscuras, com direito a acompanhamento de CD.
Do que interessa ao público pode-se tirar 2 conclusões:

1 - DIFICILMENTE VOCÊ TERÁ A CERTEZA QUE TEM OU TEVE GRIPE SUÍNA. Por que? Segundo o manual:"O exame laboratorial para diagnóstico específico de Influenza A (H1N1) somente está indicado para: 1- acompanhar casos de doença respiratória aguda grave, segundo avaliação do médico assistente. 2- em amostras de casos de surtos gripais em comunidades fechadas, segundo orientação da vigilância epidemiológica." Ou seja, em cerca de 0,0001% dos casos.

2 -DIFICILMENTE VOCÊ RECEBERÁ O TAMIFLU. Por que? "O medicamento deve ser utilizado no máximo EM ATÉ 48 HORAS, a partir da data do início dos sintomas." Raríssimos pacientes terão um quadro grave em até 48 horas e um tamiflu na mão prá começar a tomar. Depois de 48 horas a atuação do medicamento que já é pequena e restrita se torna ainda menos significante. Estimo que cerca de 0,0001% dos casos serão graves, graças a Deus.

Os exames serão feitos em São Paulo, Rio e Belém, Pará. Como já pedi exame de HIV para pacientes e os exames feitos em Recife (210 kms) demoraram 2 anos e 5 meses para receber o resultado, fico imaginando quantos anos vai levar com estas distâncias muito maiores.

Os governantes brasileiros sempre trataram o público como crianças retardadas. A própria política fiscal brasileira que recolhe mais de 40% do PIB de impostos para aplicar, imaginando que sabe distribuir melhor a renda do que o próprio povo, é um exemplo.
As frases que se ouviam antes da chegada da gripe: "a epidemia está sob controle", "estamos tomando todas as providências" até eram corretas, mas davam a impressão que alguém teria a força para impedir a chegada da epidemia. Era pura ilusão. Cada um deve tomar seus cuidados individuais. Como no caso da dengue, o governo fará muito pouco por você, neste sentido. O governo pouco pode e no que deveria fica a dever. O Brasil só está perdendo em número de mortos para a Argentina onde, num artigo da mídia de hoje, diz que quanto mais o povo argentino fica pobre mais a família KIRCHNER fica rica (da presidenta atual,Cristina, e do seu marido, o presidente anterior, Nestor) .

"Otoridades" se gabaram durante o ano da diminuição dos casos de dengue, como se fosse mérito delas. Também ficção. A dengue é doença cíclica. Depois de alguns anos toda a população já criou anticorpos para as cepas principais do vírus e não desenvolve mais a doença. O saneamento que era a principal arma contra a dengue não chegou a ser feito. Li em algum lugar, que no passo que vai, o Brasil terminará de sanear esgotos do país em 230 anos, ou seja, em 2239. Já será uma benção. Até lá, muitas epidemias (assim como os assassinos que se dizem refugiados políticos, feito Batistti) marcarão presença no nosso gigante adormecido.ah ah ah

A OMS (Organização Mundial de Saúde) lançou relatório ontem e diz que a doença já chegou a 168 países dos 5 continentes e que nos próximos meses atingirá mais de 2 BILHÕES de pessoas. Ela diz que o novo vírus influenza é ALTAMENTE CONTAGIOSO mas tem EFEITOS MODERADOS.

O Ministério da Saúde já tem condições de abandonar as histórias da carochinha e fazer uma orientação de quem, realmente, deve tomar o Tamiflu e quem deve ser internado. Deixar estas decisões por conta de qualquer médico vai transformar o sistema público de saúde brasileiro que já é calamitoso em trágico.