sábado, 22 de agosto de 2009

al-Megrahi



Compaixão é um sentimento nobre e belo, e é pilar de todas as religiões, principalmente do Budismo. Nós todos a temos quando, por exemplo, vemos uma criança miserável vagando nas ruas ou a fotografia de um ferido de guerra agonizante.

COMPAIXÃO ABSOLUTA é um sentimento que me confunde e para o qual não estou preparado. Esta semana tive 2 exemplos:

1 - será que teria dado prá não bater tão duro em Dom José Cardoso, que se aposentou da Arquidiocese de Olinda e Recife? Dava prá só louvar a sua imensa dedicação à cúria vaticana e aos seus sábios? e vê-lo apenas como um general que cumpriu, com afinco, o plano de batalha traçado pelos seus comandantes? Revirei meus intestinos e não consegui.

2 - al-Megrahi, 57 anos, foi recebido no aeroporto de Trípoli, Líbia, por milhares de pessoas em festa. Por alegados motivos de compaixão do governo escocês, foi libertado, por ser portador de um câncer de próstata terminal. Seu pecado? Poucos dias antes do Natal de 1988 colocou uma mala bomba num avião da Pan Am que ia de Londres para Nova Iorque. O avião explodiu em cima da aldeia de Lockerbie,na Escócia, matando 259 passageiros e 11 pessoas na aldeia. Detalhe escabroso: uma parte dos passageiros era de adolescentes americanos de férias na Inglaterra.
Nunca demonstrou remorsos. Cumpriu apenas 8 anos. Pela lei brasileira, mesmo tendo matado 270 pessoas, com 9 anos, dos 27 a que foi condenado, já poderia estar passando fim de semana em casa e trabalhando fora da prisão.

Você teria tido a COMPAIXÃO ABSOLUTA da Escócia e libertá-lo para ir morrer junto com seus familiares? Ou teria amarrado a perna dele numa corrente, junto de um esgoto qualquer da prisão, e transmitido a sua morte para o mundo, especialmente para seus milhares de admiradores na Líbia? Escolha a sua opção. Eu preferi a segunda.

A bomba abriu um buraco de meio metro na fuselagem do avião, no equivalente onde estava pintado "P" de PAN AM. O pedaço da asa do avião que caiu na aldeia escocesa, abriu um buraco de 50 metros e vaporizou várias casas de imediato.

Certas pessoas não merecem nenhuma condescendência. O que elas fizeram foi grave demais, brutal demais, desumano demais. Que o diga um certo Adolf, que passou pelo planeta Terra na década de 1940.